O setor de eventos foi um dos mais atingidos pela crise do Covid-19. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, 98% do setor foi afetado. Apesar disso, o dinamismo inerente aos profissionais da área fez com que muitos transformassem ou reinventassem seus negócios.

Neste post, vamos destacar como alguns eventos se adaptando em meio à pandemia e compartilhar insights. Acompanhe.

O que você vai ler: 

A profusão de lives

Abra uma rede social ou site aleatório agora mesmo e você provavelmente vai se deparar com lives de todos os tipos e sobre todos os assuntos.  Apesar da abundância de vídeos ao vivo, o formato também beneficiou alguns tipos de eventos. 

Cursos, treinamentos corporativos, conferências, palestras, shows e até peças de teatro se beneficiaram das plataformas ao vivo para alcançar o público. Nesse sentido, vale usar a criatividade e testar fórmulas novas. 

Alguns cantores, por exemplo, fazem lives fechadas para um número determinado de pessoas, o que permite que interajam com os participantes, isso criar uma aproximação maior entre o artista e público, criando shows personalizados e intimistas. 

Na área teatral também há a realização de peças via streaming ao vivo. A atriz Lília Cabral, por exemplo, participou da peça inédita “A Lista” no formato de transmissão ao vivo.

Drive-in e Drive-through

Participar de eventos dentro do carro também está sendo a solução encontrada por vários eventos. Vários cinemas reviveram o drive-in, febre nas décadas de 50 e 60. Alguns artistas também apostam em shows nesse formato e também palestrantes. 

Em São Paulo, foi realizada a primeira conferência TEDx do mundo nesse formato. Os participantes sintonizam uma frequência específico para o evento no rádio dos veículos e conseguem ouvir o palestrante ou show normalmente. 

Casamentos adiados por causa da pandemia? Para não abrir mão do sonho, muitos noivos também aderiram ao formato drive-in para a cerimônia. Uma busca no Google por “casamento + drive in” registra mais de 20 milhões de resultados. A busca por imagens mostra como esse tipo de evento já está transformado em 2020.

E no meio de tantas transformações, as festas de confraternização de final de ano de empresas, estão seguindo os mesmos moldes. A Light, concessionária de energia do Rio de Janeiro, já solicitou orçamento ao Buffet Guanabara para realização de uma festa híbrida, com entrega de 5000 mil kits com lanches não perecíveis para os funcionários e transmissão ao vivo com live de uma banda, premiações, palestras e brincadeiras. Além de ser bem criativo, com certeza irá reduzir custos.

Reinvenções e transformações

Enquanto alguns eventos conseguem alternativas para se viabilizar, outros negócios tiveram que se transformar ou reinventar. No Buffet Guanabara, por exemplo, resolvemos levar o sabor e a experiência dos nossos pratos gourmet para a casa dos clientes. 

Acessando o site do Buffet Guanabara, você pode selecionar diversos tipos de kits de congelados goumet, como kit fit, kit sopa, kit boteco, menus completos e até coffee breaks completos, todos para entrega via delivery. 

Assim como nós, muitos produtores de eventos tiveram de alterar, transformar ou reinventar seus negócios para se adaptar a esse momento. O importante é estar atento às oportunidades e não ficar sem movimento.

Saiba mais sobre o mundo dos eventos

O Buffet Guanabara surgiu, há 10 anos, da paixão pela organização de eventos e de um olhar 360º para tudo o que envolve esse vibrante segmento: do planejamento a organização, passando é, claro, pela gastronomia.

Se você tem interesse pelo mundo dos eventos, leia os artigos que preparamos em nosso blog e visite nosso site.